Snoopy em ponto cruz - não quem não goste do teimoso e imaginativo cãozinho do Charlie Brown
Tricô, crochê, ponto cruz e outras artes com linhas
As encomendas de Natal estão começando e quem trabalha com artesanato não pode perder a oportunidade que estas datas festivas proporcionam.
Aí em cima tem um belíssimo adorno natalino que pode ser usado como enfeite de mesa (conforme sugerido na foto), para incrementar uma guirlanda, para aplicar em um quadro com bordados natalinos, etc.
Esse vestidinho é bem fácil de fazer. Eu não entendo nada de corte e costura, não tenho máquina de costura e mal e mal sei fazer bainhas e mesmo assim consegui concluir a tarefa de forma satisfatória.
A vantagem desse modelo é que ele é bem básico e alterando o tecido e/ou o comprimento da saia dá para criar desde um simples vestidinho de verão até um elegante vestido de baile (acho que me empolguei um pouco e estou exagerando)
Vamos ao passo a passo:
Corte dois retângulos com as seguintes medidas: 15cm x 6,5cm (para a parte de cima do vestido) e 13cm x 30,5com (para a saia) . Costure 'bainhas' em torno dos dois retângulos - um dos lados grandes da saia pode deixar para alinhavar depois, pois o alinhavo será usado para franzir.
Pegue o retângulo menor e envolva a Barbie nele. Prenda atrás com um alfinete. Com o auxílio de dois outros alfinetes, marque dois ajustes para acinturar o 'corpete'. Esqueci de tirar fotos com os alfinetes - abaixo está a foto com as costuras já mal feitas.
Pegue a saia e faça o franzido - basta passar a linha e dar uma puxadinha até chegar ao efeito desejado.
Costure a saia na parte de cima do vestido - como o 'acabamento' da parte de cima estava muito ruim e o franzido da saia estava legal, preferi deixar a borda da saia aparente.
Costure o velcro nas costas do vestido e...
Vista a boneca.
Pelo sorriso e pela pose dá para notar que a Barbie ficou satisfeita com a nova roupinha. :)
Aceito sugestões para melhorar meu desempenho já que minha chefe de 5 anos irá exigir outros modelitos para suas bonecas hehehe
Três lindas flores de crochê rápidass e fáceis de fazer para vocês embelezarem ainda mais seus projetos.
Passo a passo
Corrente de flores (A)
Primeira flor
4 correntinhas, no primeiro ponto faça um cluster ponto alto (como faz abaixo), três correntinhas, e feche com um ponto baixíssimo (primeira pétala está feita). Continue trabalhando no mesmo ponto.
*Faça três corr., um cluster ponto alto, três corr. , um ponto baixíssimo. Repita desde o asterisco mais 2 vezes para terminar as quatro pétalas.
Para cada flor adicional na corrente de flores
"9 corr. ; na quarta corr. contando de onde está a agulha, *faça um cluster ponto alto, 3 corr e 1 ponto baixíssimo. Repita desde o * mais 3 vezes." Repita o procedimento entre aspas para cada flor que quiser adicionar.
Flores de crochê figura A
Como fazer o cluster ponto alto: ponto alto no mesmo ponto deixando duas últimas voltinhas na agulha; ponto alto no mesmo ponto deixando a última voltinha na agulha; dê uma laçada e puxe a linha pelas três voltinhas que ficaram na agulha.
Flor irlandesa (B)
Três corr., ponto baixíssimo para fechar um anel.
1ª carreira: 6 corr. No anel, 1 ponto alto, 3 corr, 4 vezes. Junte na 3º ponto da corr de 6 pontos.
2ª carreira: ponto baixíssimo no espaço da corr de 3., 1 corr. pb, meio ponto alto, 3 pa duplo, 1 meio ponto alto, pb, no mesmo espaço de três corr. *pb, meio pa, 3 pa, meio pa, pb no próximo espaço de 3 corr. Repita a partir do * 3 vezes. Encerre com pbx no ponto inicial.
3ª carreira: 5 corr, pb na carreira anterior - 5 vezes.
4ª carreira: pbx no 5º ponto da corr, 1 corr. *pb, meio pa, 5 pa duplo, meio pa, pb, no 5º espaço. Repita a partir do * 4 vezes. Finalize com pbx no pb 2 carreiras abaixo.
5ª carreira: 7 corr, pb na carreira anterior - 5 vezes.
6ª carreira: pbx na 7ª corr, 1 corr. *pb, meio pa, 7 pa duplo, meio pa, pb no 7º ponto. Repita desde o asterisco 4 vezes. Finalize com pbx no pb de duas carreiras abaixo.
7ª carreira: 9 corr, pb, 5 vezes.
8ª carreira: pbx no 9º ponto da correntinha, 1 corr. *pb, meio pa, 9 pa duplo, meio pa, pb no 9º ponto da corrente. Repita desde o assterisco 4 vezes. Finalize com pbx no pb de duas carreiras abaixo.
Margaridinha (C)
Fala 5 corr e junte para fazer um círculo.
1ª carreira: 1 corr, 5 pb no círculo, pbx.
2ª carreira: 1 corr, 2 pb em cada pb da carreira anterior. pbx para fechar.
3ª carreira: 1 corr, 2 pb em cada pb da carr anterior. (20 pb) pbx para fechar.
4ª carreira: Trabalhe apenas na alça da frende dos pontos baixos (a alça de trás será usada para o segundo grupo de pétalas), *3 corr, 1 pa duplo no mesmo ponto, 2 pa duplos em cada um dos próximos 2 pontos, 1 pa duplo no ponto seguinte. 3 corr, pbx no mesmo ponto (1ª pétala do primeiro grupo de pétalas). pbx no próximo ponto. Repita desde o assterisco 4 vezes.
5ª carreira: Pbx na alça de trás no centro da primeira pétala. *4 corr, 1 pa triplo no mesmo ponto, 2 pa triplos em cada um dos 2 pontos seguintes, 1 pa triplo no ponto seguinte, 4 corr, pbx no mesmo ponto (primeira pétala da segunda carreira). Pbx no próximo ponto. Repita desde o assterisco 4 vezes. Filanize.
Folhas de croche
Folha grande
16 corr. pb na 2ª corr. pb no próximo espaço, meio pa nos dois espaços seguintes, pa nos próximos 4 espaços, 2 meio pa, 4 pb, 3 pb no último espaço. Trabalhando no outro lado da folha: 1 corr, 4 pb, 2 meio pa, 4 pa, 2 meio pa, pb, pbx no último espaço. Finalize.
Folha média
12 corr. pb no 2º espaço, 2 meio pa, 3 pa, 1 meio pa, 3 pb, 3 pb no último espaço. Trabalhando no outro lado da folha: 1 corr, 3 pb, 1 meio pa, 3 pa, 2 meio pa, pb, pbx no último ponto. Finalize.
Folha pequena
9 corr. pb na 2ª corr, meio pa, pa, 2 meio pa, 2 pb, 3 pb no último espaço. Trabalhando o outro lado da folha: 1 corr, 2 pb, meio pa, pa, meio pa, pbx. Finalize.
Material
um novelo da linha Camila Fashion na cor 152 (azul)
sobras da mesma linha nas cores 26(rosa) e 255 (verde)
agulhas para crochê 2mm e 3 mm
duas argolas de madeira de 5cm, miçangas, papelão para a base (27cm x 14cm), tecido para o forro e um fecho imantado
Orientações:
1. Inicie pelo gráfico 1 em carreiras circulares, faça 6 iguais e passe para o gráfico 2
2. Aplique as miçangas no centro do gráfico 1
3. Faça a base do gráfico 3 e aplique os seis módulos em volta. Passe para o gráfico 4
4. Faça acabamento da união dos módulos e gráficos e faça carreira de ponto caranguejo
5. Prepare o forro com o fecho para aplicar na bolsa
6. Faça a base da alça pelo gráfico 5, aplique em cada lado, mas antes de fechar passe nas argolas do gráfico 6.
7. Prender as alças pelo gráfico 7